Conceitos Táticos de iguutebol: O que diz Parreira sobre Amplitude?

5 de set. de 2008

Conceitos Táticos do Futebol: O que o Parreira diz sobre “amplitude”?

Em outro artigo já falamos sobre “amplitude” (ou abertura), um princípio de jogo importante no futebol. Porém, naquela oportunidade colocamos apenas nossa opinião sobre o assunto. Para você que ficou desconfiado e quer saber mais sobre o assunto, citaremos a opinião de um reconhecido profissional da área: Carlos Alberto Parreira.

Em seu livro “Evolução Tática e Estratégias de Jogo”, Parreira fala da desde os primeiros sistemas táticos utilizados até as principais características do futebol atual. A visão de Parreira é, no mínimo, diferenciada em relação à outros técnicos brasileiros.


Sem mais delongas, vejamos o que Parreira fala sobre “abertura” (termo preferido por ele):

Jogar bem aberto, utilizando os corredores laterais, cria espaços e condições para penetrações frontais e diagonais. Força,por outro lado, o oponente a se abrir também.”


A figura acima também foi retirada de seu livro e mostra os jogadores buscando jogar com abertura. Parreira também comenta outros princípios de ataque (profundidade, mobilidade, penetração, criatividade, improvisação e habilidade) e princípios de defesa (pressão na bola, recuperação, cobertura, equilíbrio e compactação/concentração). Em outro momento discutiremos cada um deles! Fique ligado!

0 comentários: